A Festa do Milho acontece em Lucas do Rio Verde, no norte do estado, e reúne uma variedade de comidas tradicionais feitas a partir do grão. O festival é realizado na Praça da Rotatória, do Paço Municipal. Neste sábado (15), a partir das 17h, o evento conta com show nacional e apresentações culturais.
A cidade é pioneira no plantio de milho no estado. Em 1981, a produção começou na região norte do estado. Agora, o objetivo da festa é comemorar os resultados obtidos nesses 42 anos de trabalho.
O município é o maior produtor do grão no país. O evento traz pratos típicos de diversas regiões do país, feitos a base do milho. Ao todo, 20 entidades participam do festival.
Fonte: G1
A cavalhada é um folguedo brasileiro que faz referência as cavalhadas medievais.
A Cavalhada é um folguedo (festa popular) do folclore brasileiro. Possui origem portuguesa, sendo realizada, principalmente, em cidades do interior dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul e de alguns estados nordestinos.
Principais características e informações sobre a cavalhada:
- Tem origem nos torneios de cavaleiros da Idade Média. Chegou ao Brasil, vinda de Portugal, no final do século XVI.
- Consiste numa espécie de teatralização ao ar livre de uma batalha entre cavaleiros cristãos e mouros (muçulmanos). Vitoriosos, os cristãos convertem os mouros ao cristianismo.
- Existem várias etapas (momentos) na representação da cavalhada. Exemplos: corrida de cavaleiros, jogo de argolas, provas e desfiles de cavaleiros.
- A cavalhada faz referências históricas ao período da Reconquista (expulsão dos mouros da Península Ibérica).
- Os cavaleiros usam máscaras e roupas coloridas. Seus cavalos também são ornamentados para a festa. Geralmente, os cavaleiros cristãos se apresentam com vestimentas azuis, enquanto os mouros usam vermelho.
- Os principais personagens das cavalhadas são: rei, príncipe, cavaleiro mouro, princesa, embaixador e general.
- Além das representações das cavalhadas medievais, nesse folguedo também ocorrem jogos.
Curiosidades:
- Uma das cavalhadas mais populares do Brasil ocorre na cidade goiana de Pirenópolis. Ela é realizada nos meses de maio e junho, durante três dias, na Festa do Divino.
- Outra cavalhada muito famosa ocorre no mês de junho na cidade de Poconé (Mato Grosso).
- Temos que destacar a Cavalhada de Santo Amaro, em Campos dos Goytacazes (estado do Rio de Janeiro) que existe desde 1730. Inclusive, ela parte do patrimônio cultural e religioso do município.
- O primeiro registro conhecido ou estimado da palavra cavalhada é o ano de 1543.
Cavalhada: uma reprodução das batalhas medievais portuguesas.
Atualizado em 13/01/2023
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
ENCONTRO NACIONAL DE VIOLEIROS DE POXOREU
O Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu é realizado anualmente no município de Poxoréu, no Mato Grosso. Desde dezembro de 2023, Poxoréu é considera a Capital Estadual da Viola. No evento, há o encontro de gerações, com a performances de nomes reconhecidos no meio artístico e revelações do segmento de música raiz. O evento é considerado o maior festival da viola caipira do Brasil.
Em 2008, o Festival de Violeiros Amadores foi vencido por Kleuton & Karen. Em 2015, a abertura da 13ª edição do evento foi feita por Cézar e Paulinho.[5] Em maio de 2016, a dupla paulista formada por Anderson Batista e Luciano venceu o concurso da 14ª edição do evento. A 16º edição ocorreu entre os dias 28 e 30 de abril de 2018, realizada pela Associação Mato-grossense Pró-viola.
O evento não foi realizado nos ano de 2020 e 2021 devido à pandemia de COVID-19.[8]
Em 2022, reuniu um público de mais de 40 mil pessoas. Em 2023, recebeu mais de 50 mil pessoas, e teve participação da dupla Mococa e Paraíso.[9][10] A 20ª edição, ocorrida entre 30 de maio e 1º de junho de 2024, teve a participação de Bruna Viola, Mayck & Lyan, Zé Mulato & Cassiano, entre outros artistas.
O 20º Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu, Mato Grosso, decorreu de 31 de maio a 2 de junho de 2024. O evento, organizado pela Secretaria de Turismo e Cultura de Poxoréu e pelo Sistema Comércio-MT, através do Sesc-MT, foi um grande evento de celebração da música e cultura de Mato Grosso. O encontro contou com 20 artistas do sertanejo raiz, incluindo a dupla Pâmella Viola e Karoline, a cantora Bruna Viola e a dupla sertaneja Mayck e Lyan.
Fonte: Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário